Caving na Gruta do Lago Azul – Bonito/MS

Caving é um esporte radical baseado na aventura em cavernas. Ele consiste na exploração do ambiente úmido e escorregadio, descobrindo novas galerias e superando obstáculos como rios, lagos e fendas estreitas, tudo isso com muita “radicalidade” e contato com a natureza. A atividade surgiu da Espeleologia, uma ciência que estuda os ambientes subterrâneos, e foi desenvolvida a partir da experiência de cientistas que a examinavam.


Boca da Gruta do Lago Azul

Para praticar, é necessário ter bom preparo físico, e dependendo do tipo do caminho a ser percorrido, também é essencial um conhecimento básico de natação (para atravessar os rios e lagos) e noção de técnicas de descida e ascensão em corda (para superar obstáculos).


Raio de sol invade a gruta

A segurança é muito importante, como em todos os esportes de aventura. Alguns equipamentos são indispensáveis dependendo do local a ser praticado: macacão, de preferência de neoprene, moletom ou casaco; capacete, lanterna de cabeça, lanterna de mão à prova d’água, calçado, com sola antiderrapante, e de preferência semi-impermeável, mochila com suprimentos e kit de primeiros socorros.


Primeira visão do Lago Azul

Para quem se interessou pelo esporte, a famosa Gruta do Lago Azul, localizada na Serra da Bodoquena, a 22 km de Bonito, é uma ótima pedida para se ter uma idéia inicial do esporte. O local possui uma infra-estrutura preparada para receber turistas do mundo todo, e não requer nenhum conhecimento prévio.
Para chegar à gruta, temos que fazer uma caminhada de 250m até a boca dela. A partir daí, o uso de tênis (com sola de borracha) e capacete são obrigatórios. Começamos os 100m de descida já dentro da gruta.


Aventureiros se aproximam do Lago Azul

Na descida, ficamos curtindo aquela paisagem desconhecida, enquanto o guia explicava que a gruta foi formada pela infiltração da chuva no solo, que em contato com um lençol freático, fez aumentar a pressão da água, provocando a formação da cavidade. A constante infiltração, associada ao calcário do solo da região, formou estruturas chamadas de espeleotemas, que são as estalactites e estalagmites.


Cores e formas

Após alguns minutos, avista-se um lago de cor intensamente azulada. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas. Acredita-se na existência de um rio subterrâneo que o alimenta.
O lago Azul possui esse nome devido à transparência da água (a máxima possível em água doce) e ao excesso de magnésio, um mineral que iluminado pelo Sol revela um brilho azulado. A profundidade chega a aproximadamente 90m, e a caverna está, na sua maior parte, dentro do lago.


Curtindo o visual

Uma curiosidade impressionante são as estalactites escalonadas, que seguem na direção da luz, descendo do teto em diagonal. Na realidade, essas estalactites estão em pontos mais úmidos do teto, e contém fungos que buscam a claridade e carregam a água com resíduos de calcário junto.


O tamanho das estalactites impressiona

Embora a Gruta do Lago Azul não apresente as dificuldades e os obstáculos que os esportistas mais arrojados buscam, ela apresenta muitas belezas a serem contempladas.
Não esqueçam, o respeito à natureza é o melhor esporte.
Para poder registrar imagens no interior da gruta com o tripé, foi necessário uma autorização prévia da prefeitura de Bonito, pois existe todo um cuidado com a preservação das formações calcárias e do próprio lago.

O que:
CAVING
Onde fazer:
Na Gruta do Lago Azul – Bonito - MS
Como ir:
ATRATUR - www.atrativosbonito.com.br
Onde dormir:
Hotel Águas de Bonito - www.aguasdebonito.com.br
Apoio:
Viacolor - Laboratório Fotográfico Profissional - www.viacolor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário