Lençóis Maranhenses - parte I

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

O avião começa a decolar no pequeno aeroporto da cidade de Barreirinhas e logo percebemos ao longe as areias do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Famoso por suas lagoas coloridas de água doce que se formam entre as suas enormes dunas.

Rio Preguiças

A origem dessa paisagem exótica está na ação dos rios Preguiças e Parnaíba que trituram o quartzo de seus leitos, para depois jogá-lo ao mar. As ondas então devolvem a areia para a costa e os ventos fazem o trabalho de construir e desmanchar as dunas que em certas ocasiões alcançam 40 metros.

Dunas e lagoas

Os pescadores contam que parte dessa areia dos lençóis é trazida diretamente do continente africano por uma forte corrente marítima, renovando assim uma ligação entre Brasil e África que existia antes da deriva continental. Lenda ou não, é inegável que a África deixou fortes marcas na região e na população.

Tons de verde nas lagoas

Tons de azul nas lagoas

A visão de cima é impressionante; um enorme deserto de areia com 1550 km² de área, recortado por lagoas em tons de verde e azul, formadas pelas chuvas que caem na primeira metade do ano. Um cenário magnífico que parece não ter fim e não pertencer a esse planeta.

Comunidade de Caburé

Comunidade de Caburé II

Aos poucos avistamos sinais de população, pequenos casebres que se localizam na das veredas, do mar e do rio Preguiças. Entre os pequenos povoados estão as comunidades de Caburé e Mandacaru, a primeira está situada em uma pequeno cabo entre o mar e o rio, um lugar belíssimo com pequenas pousadas. Em Mandacaru, na beira do rio Preguiças, encontramos um famoso farol de 54 metros que propicia uma bela visão panorâmica do Parque Nacional.

Farol de Mandacaru

Sobrevoando a região temos uma noção do quanto a natureza foi generosa aqui. É impossível não desejar ver mais de perto, andar por essas dunas e refrescar-se em suas lagoas. O que acabou ficando para o outro dia e também para a próxima coluna.

Banho refrescante

Divulgar para conhecer, alertar para conscientizar!
www.ecotraveler.com.br

Colaboraram com esta reportagem:
Sacada Turismo - Fone: +55 (98) 32684197 - São Luís - MA - www.sacadaeventoseturismo.com.br
Gaia Agência de Viagens e Turismo Ltda - gaiaturismo@terra.com.br
Viacolor - Laboratório Fotográfico Profissional - http://www.viacolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário