Balonismo em Torres – RS

Considerado o esporte aéreo mais seguro, devido ao equipamento com tecnologia espacial utilizado, torna desnecessário o uso de pára-quedas. Permite ao tripulante desfrutar da visão privilegiada da natureza com tranqüilidade.


Visão ampla de Torres e do Rio Mampituba

A emoção começa no momento em que se começa a inflar o balão e observamos a sua montagem. Uma ansiedade toma conta e é difícil a espera de entrar no cesto. O ar colocado pra dentro do "envelope" é aquecido pelo maçarico e aos poucos vai fazendo o balão se elevar.


Inflando o balão

Dentro do cesto sentimos a força do vento nos puxar para cima, e após desprender o balão do solo começa um passeio sereno e harmônico. A direção do balão é determinada pelas correntes de ar e a perícia do piloto é medida em como consegue a melhor corrente que levará o balão na direção desejada.


Piloto Fernando no controle do balão sobre Torres

No ar o espetáculo fica por conta do multicolorido dos outros balões que enfeitam a paisagem, combinando com o verde da natureza e o azul do céu formando um quadro único de rara beleza.


Céu pintado de cores

Em Torres, anualmente, todas essas experiências podem ser vividas no Festival Internacional de Balonismo que está em sua 19° edição, a comunidade toda se envolve e se diverte com as provas que exigem dos pilotos o máximo de técnica. O evento consolidou Torres como a capital do balonismo do Brasil e já é o terceiro maior festival do mundo.


Vôo tranqüilo sobre o Rio Mampituba

São realizadas as provas de Fly In, onde os balões decolam fora da área do Festival, e tentam jogar suas marcas o mais próximo possível de um alvo delimitado dentro da área do evento e Caça a Raposa, onde um balão decola em vôo livre e, passados cerca dez minutos, o juiz autoriza a decolagem dos demais, que devem persegui-lo e pousar o mais perto possível de onde este pousou.


Balão se aproximando do parque, para tentar acertar o alvo, na prova Fly In

O ponto alto do festival é a Prova da Chave, uma das provas mais esperadas tanto pelos pilotos quanto pelo público. Nesta prova, uma "chave" de um tamanho adequado é pendurada em um mastro de 6 a 10m de altura e os concorrentes que partem de uma distância de 3Km do local devem pega-la sem tocar no solo. Quem conseguir esse feito extremamente difícil ganhará um carro 0Km.


Balão se aproximando do parque, para tentar acertar o alvo, na prova Fly In

Por todo esse clima Torres tem atraído cada vez mais competidores e espectadores nessa época do ano e a expectativa para 2008 é de mais de 50 balões colorindo e embelezando o céu da cidade.

O que:
BALONISMO
Onde fazer:
Torres - RS
Como ir:
Gaia Agência de Viagens e Turismo Ltda - gaiaturismo@terra.com.br
Onde dormir:
De Rose Palace Hotel – www.derosehoteis.com.br
Onde comer:
Restaurante Cantinho do Pescador – tel.: (51)3664.3036.
Apoio:
Viacolor - Laboratório Fotográfico Profissional - www.viacolor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário