Windsurf em Osório - RS

Nessa época de Pan-americano, nada melhor que conhecer um esporte olímpico muito praticado no país, o Windsurf. Mistura de vela com surf, nada mais é, que planar sobre a água como auxílio de uma prancha impulsionada por uma vela.
A história do esporte começa com o casal Newman e Naomi Darby, ele, velejador, resolveu atender aos anseios de sua esposa canoísta que desejava mais velocidade para se locomover e adaptou uma vela a pequena embarcação de Naomi. Assim o windsurf teve o seu primeiro registro.


A força dos ventos.

Porém somente em 1968 a nova idéia foi registrada pelos amigos Hoyle Schweitzer e Jim Drake que queriam poder surfar em praias sem ondas e lagoas. A partir desse momento o esporte se difundiu e evoluiu até que, em 1984, foi incorporado aos Jogos Olìmpicos de Los Angeles.
O primeiro desafio enfrentado é conseguir direcionar a prancha no rumo desejado através do controle da vela, mas em uma primeira aula já se pode velejar em pequenas distâncias. A dificuldade aumenta a partir do momento em que se deseja realizar as manobras radicais do esporte.


Orçando

Uma das vantagens é poder velejar com ventos fracos o que facilita a iniciação, tomando cuidado na hora de escolher um equipamento adequado para o local e velocidade do vento. Depois é fundamental aprender a se equilibrar na prancha e cuidar da postura, pois quanto mais esticadas as costas estiverem, mais facilmente se controlará a vela. Assim os “primeiros passos” no windsurf já podem ser dados.


Primeiras manobras.

Todo o conjunto de equipamentos é chamado de rig, e é composto pela vela, que capta o vento e impulsiona a prancha, a retranca, que mantém o formato da vela e direciona a prancha, mastro e extensão, também utilizados para manter o formato da vela, e por último a prancha, onde o windsurfista apoia aos pés para deslizar sobre a água.


Radicalizando.

Ser um esporte bastante técnico é o diferencial do windsurf, para fazer aéreos, loopings e batidas é necessário um domínio maior de todo o equipamento e isso só se consegue com muita aula prática. Mas essa especificidade é que torna o windsurf tão apaixonante.


Radicalizando II

Além disso, existem diferentes modalidades para todos os gostos, algumas delas são:
Mistral – é a modalidade do Pan e das Olimpíadas. São regatas de corrida onde todo o equipamento é padronizado e o que faz a diferença é a técnica, tática e preparo físico;


Lagoa dos Barros

Wave e Freestyle - as duas são decididas pelas manobras realizadas, porém a primeira é realizada sobre ondas;
Speed - a categoria mais rápida do windsurf, é vencida por quem consegue a maior velocidade. O objetivo principal é bater o recorde mundial.
Slalom – são regatas contornando bóias com muita velocidade e que exige muita técnica dos concorrentes.


Lagoa dos Barros II

O windsurf como todo esporte radical exige uma preocupação com a segurança, por isso é imprescindível procurar uma escola ou instrutor para começar a prática. Antes de começar a orçar ou tentar um aéreo é melhor aprender com que sabe. Em Osório, na beira da Lagoa dos Barros existe a escola Windfly de Marco Antônio Rodrigues da Silva, o Bola. Então quem quiser aprender é só seguir pela freeway rumo a capital do vento e procurar o Bola.

O que: Windsurf
Onde fazer: Osório - RS.
Quem ensina: Windfly - www.windfly.com.br
Apoio: Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul
Secretaria de Turismo do Balneário Pinhal
Pousada Sítio da Esperança – www.pousadasitiodaesperanca.com.br
Pizzaria À Lenha - Rua João Sarmento, 422 , Osório - (51) 3663-3311
Restaurante Grelhados e Cia – RS 30 KM 83 , Osório - (51) 36636699
Fazenda Pontal (Landi) – www.fazendapontal.com.br
Gaia Agência de Viagens e Turismo Ltda - gaiaturismo@terra.com.br
Viacolor - Laboratório Fotográfico Profissional - www.viacolor.com.br
Auto Posto São João Ltda - BR 101 KM 02 - nº 1510 - Vila São João - Torres - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário