Off Road na Região dos Lagos - RS

No intuito de facilitar o transporte de soldados durante expedições militares, o governo americano encomendou ao consultor da Bantam um estudo sobre caminhões 4x4 que pesassem ¼ de tonelada. Alguns protótipos foram apresentados, e o primeiro "Jeep" foi lançado por volta de 1940.


G.P.Vehicle, 4x4, ou simplesmente Jipe

O nome Jeep gera controvérsia quanto a sua origem e muitos creditam ao personagem Eugene the Jeep criado por E. C. Segar para a revista do Popeye. Eugene podia estar em qualquer lugar e resolver todos os problemas acessando a "quarta dimensão" e assim ajudar à Olivia e Popeye. Era comum as pessoas associarem a quem demonstrava alguma habilidade com The Jeep, pois o personagem logo caiu nas graças do público.


Na trilha

Outra versão se refere a sigla usada para identificar os utilitários: G. P. (general purpose) Vehicle. Ou seja, veículo para múltiplos propósitos. Na verdade não importa se uma ou as duas versões estão corretas, o fato é que o Jipe se tornou um sucesso e essas histórias só aumentam o seu mito.


Mostrando as qualidades.

Após a Segunda Guerra Mundial o Jeep virou um xodó e muitas fabricas começaram a criar seus modelos de 4x4. Land Rover, Unimog, Nissan, Toyota e Mitsubishi foram algumas das montadoras que entraram nesse mercado dos utilitários fora de estrada.
Hoje em dia a prática do Off Road está muito difundida e ligada a adrenalina, velocidade, desafio e principalmente contato com a natureza. Se tornando quase uma terapia para os amantes desse esporte.


Quanto pior, melhor!

Terapia baseada na máxima do "quanto pior, melhor" os jipeiros saem em comboio em busca de trilhas de difícil acesso. O desafio é passar onde ninguém mais consegue, exigindo do veículo o máximo possível.
O trajeto escolhido deve contar obrigatoriamente com muitos obstáculos a serem transpostos. Lama, água, buracos e barrancos fazem parte desse cardápio. E se passar uma vez não é o suficiente, por que não fazer uma ou duas repetições?


Lama, água e buracos.

De Tramandaí a Cidreira beirando as lagoas do litoral norte gaúcho, foi o percurso escolhido dessa vez. O lugar é lindo e o dia estava espetacular. Porém a chuva que caíra dias antes deixou o terreno mais que apropriado para os jipes. Sujeira, muita sujeira está incluída. Faz parte do ritual. Botas e roupas não sairão impunes, não tem jeito. O melhor a se fazer é encarar e curtir a aventura off road.


Ajuda da parceria.

O companheirismo é fundamental, até porque os jipes irão atolar. Em algum momento
isso vai acontecer, é inevitável. E por isso outra regra básica é todos saem juntos e chegam juntos. Assim todos devem se ajudar, um reboca o outro e vice-versa.


Lugar perfeito para o off road.

Nessa aventura organizada por Gustavo Marconato e sua trupe existe ainda um preocupação com o meio ambiente. Depois de algum tempo observando o lixo que se acumulava na região, esse pessoal resolveu aproveitar as trilhas de off road para fazer a sua parte e recolher os dejetos deixados em torno das lagoas.


Companheirismo e terapia

Off Road é tudo isso. Competição, adrenalina, natureza, terapia, companheirismo e conscientização. Como Eugene, it´s a jeep!!!!

O que: Off Road
Onde fazer: Tramandaí - RS.
Com quem: Gustavo Marconato - gusta_marconato@zipmail.com.br
Apoio:
Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul
Secretaria de Turismo do Balneário Pinhal
Fernando Rocha, Potiguara Pereira, Potiguara Filho e toda turma do off road.
Pousada Sítio da Esperança - www.pousadasitiodaesperanca.com.br
Pizzaria À Lenha - Rua João Sarmento, 422 , Osório - (51) 3663-3311
Restaurante Grelhados e Cia - RS 30 KM 83 , Osório - (51) 36636699
Fazenda Pontal (Landi) - www.fazendapontal.com.br
Gaia Agência de Viagens e Turismo Ltda - gaiaturismo@terra.com.br
Viacolor - Laboratório Fotográfico Profissional - www.viacolor.com.br
Auto Posto São João Ltda - BR 101 KM 02 - nº 1510 - Vila São João - Torres - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário