Dia 10 - COB

Ontem tivemos que diminuir o roteiro em virtude da falta de tempo e acabamos não indo à Raizama e à Morada do Sol. Em compensação hoje estávamos mais descansados pela manhã para o primeiro dia de visita ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Antes da 08:30 entramos no parque para conversa com o Dr. Pedro, chefe do PNCV, e entregar-lhe os documentos exigidos para a visitação.
Pegamos a trilha dos saltos entre a Serra de Santana e a Serra do Abismo que leva ao vale do rio Preto. Esse rio é praticamente a coluna do parque porque o atravessa de norte a sul no meio da região.
A trilha no princípio um tanto fechada vai aos poucos revelando a beleza do vale com o rio lá embaixo com uma cor bem escura devido à quantidade de óxido de ferro contido nas rochas.
Como esperávamos a Chapada dos Veadeiros começou a mostrar toda a sua beleza. Enquanto descíamos a imagem ficava ainda mais bela e era impossível não ficar alguns segundos parado para admirar a paisagem.
Quando chegamos ao mirante do Salto do Rio Preto ficamos pasmos com a sua imponência de 120 metros de altura. A água forte caindo no ar até um poço escuro lá embaixo nos hipnotizava a tal ponto que se ficássemos muito tempo olhando a queda d’água e depois virássemos os olhos em direção a serra tínhamos a impressão de que tudo se mexia.
Seguindo pela trilha subimos em direção a Cachoeira do Garimpão, fomos beirando o rio até darmos de frente com uma belíssima cachoeira de 80 metros. A água descia tão forte que formava uma cortina de gotículas rente aos paredões. Essa cortina vinha na nossa direção quase numa espiral e nos envolvia de uma maneira alucinante; ao mesmo tempo refrescante e transcendente. Por um bom tempo fiquei ali refletindo como se aquele espiral nos induzisse a busca de um entendimento maior sobre todas as coisas da vida.
Depois da seção de fotos e filmagem aproveitamos para nos refrescar no rio Preto e curtir um pouco mais dessa cachoeira.
Após o merecido descanso, começamos a subir em direção as corredeiras, pegamos a trilha de volta em um trecho onde o chão era forrado com cristais de quartzo. Com sua cor esbranquiçada refletia luz do Sol e iluminava ainda mais o nosso caminho. A sensação era a de andar em um caminho especial e energizado. Chegando nas corredeiras mais uma vez fomos surpreendidos; o som e a cor da água compunham um espetáculo de rara beleza para uma adequada contemplação.
Assim terminou a nossa primeira estada dentro do parque. Mais uma vez agradecidos pela presença do Sol, o nosso quarto membro da equipe, que juntamente com mãe natureza nos presenteou essa aquarela do dia de hoje.
Na saída resolvemos almoçar uma comida típica e a nossa guia nos levou ao Rancho do Waldomiro. Lá conhecemos o proprietário, uma pessoa fantástica, extremamente simpática e carismática.
Enquanto conversávamos com o seu Waldomiro ele nos deu uma “provinha” dos diversos tipos de cachaça eu ele mesmo produz. Após nos apresentou alguns pratos típicos dos antigos tropeiros. Entre eles a Matula e a Carne de Lata, o primeiro feito com quatro tipos de carne feijão e o outro uma carne cozida e depois guardada em uma lata com banha para preservá-la em bom estado.
Com certeza a parte mais difícil é tentar descrever o aroma e o sabor desse almoço maravilhoso que tivemos, por isso não vou nem tentar e só vou deixar a sugestão de que procurem conhecer esse tipo de culinária.
Como já suspeitávamos ontem a Chapada mostrou a sua cara, o encontro da serra com o rio formando um cenário de encher os olhos. As trilhas que se abrem em mirantes magníficos e a sensação de calma e relaxamento com o som das cachoeiras. A Chapada tem muito para nos mostrar e hoje tivemos a prova disso.

Por Diego Beck

Dica do dia: Quer conhecer o sabor da Matula, da Carne de Lata e da Passoca. Passa lá no Rancho do Waldomiro na beira do Morro da Baleia. Conheça essa figuraça e se alimente muito bem.
Rodovia GO 329, Quilômetro 18 entre Alto Paraíso e São Jorge, Goiás.