Dia 1 - COB

O celular despertou as 6:45 hs da manhã e a equipe começou a se agilizar para o primeiro dia nos atrativos de Bonito. Na noite anterior havíamos feito uma pequena reunião onde definimos alguns procedimentos sobre a produção no dia de hoje, combinamos o horário e como seriam realizadas as fotos de divulgação.
Na hora do café a primeira surpresa, o Germano descobriu que estamos em outro fuso horário, o que significa uma hora atrasada em relação a Porto Alegre. Esse fato nos deixou mais relaxados, pois nesse primeiro dia todos desejávamos fazer o trabalho da maneira mais tranqüila e correta possível.
Em seguida a segunda surpresa, a Janaína, nosso contato na Atratur nos ligou para avisar que por causa de um imprevisto os atrativos do dia de hoje haviam trocado de horário. Ou seja, faríamos a flutuação no rio Sucuri pela manhã e na parte da tarde o Circuito de Arvorismo, e essa notícia agradou a todos porque precisávamos de uma atividade menos pesada e mais relaxante depois de um longo dia na estrada.
Assim acertamos o fuso e as 8:00 hs fomos para o rio Sucuri e o tratamento que recebemos tanto pelo Leandro do receptivo, como pelo nosso guia Herculano foi fantástico. E foi Herculano que nos explicou que devido à concentração de calcário no solo da região os rios acabam por ter águas cristalinas.
Fomos levados para onde a nascente do rio brota no solo e ali tivemos uma aula sobre o ciclo natural. A árvore de Bacuri utiliza as águas do rio, enquanto o macaco-prego se alimenta do fruto e o que resta dele cai na água para saciar os peixes que estão esperando pelo seu quinhão.
A visibilidade da água é impressionante e segundo o nosso guia o rio Sucuri é o mais transparente e o que tem pontos mais profundos, o que torna a descida algo espetacular. O passeio entre os Curimbatás e as Piraputangas, que são as espécies de peixes mais avistadas no trajeto, é inesquecível.
A correnteza forte e a visão das sombras das folhas no fundo do rio nos remetem a uma viagem transcendental para um outro tempo onde nada mais importa a não ser a fluidez da água e de seus habitantes. Por instantes fazemos parte desse cenário e nos deixamos levar pelo rio, às vezes mais rápido e em outras mais lentamente. Mesmo os troncos de árvores caídos, que como obstáculos parecem querer nos tirar do curso, em realidade não atrapalham.
Todas essas sensações nos fazem refletir sobre o próprio curso de nossa vida. Porque em certos momentos nos prendemos em coisas que só atrasam a nossa jornada, em vez de relaxar e com muita fluidez deixar a correnteza nos levar para que continuemos observando as coisas belas que surgem em nosso caminho.
Sem dúvida em uma flutuação no rio Sucuri entendemos como a natureza é sábia e compreendemos que fazemos parte dela. Assim podemos seguir nossa estrada mais tranqüilos com a certeza de que o plano divino nos inclui também.
Ainda absortos com essa experiência maravilhosa dentro d’água aproveitamos para conhecer alguns dos outros atrativos do rio Sucuri antes do almoço, que são a cavalgada e o trajeto de quadriciclo.
Após nos alimentarmos muito bem com uma comida caseira bem gostosa rumamos para o Circuito Arvorismo. Logo na estrada cruzamos com duas Seriemas que prontamente posaram para as nossas fotos e abrilhantaram ainda mais o nosso dia.
Ao chegar no circuito fomos recebidos pelo Rubens que falou sobre o que é o esporte chamado arvorismo. Esclareceu que se trata de um trajeto aéreo pela copa das árvores com passarelas, tirolesas e diversas atividades suspensas.
Localizada em uma área preservada de mata silvestre, o circuito começa com uma ascensão vertical de 23 metros e em seguida uma emocionante descida em uma tirolesa que deixa a nossa adrenalina nas alturas.
A seqüência de desafios propostos é sensacional e em alguns momentos voltamos a nossa infância como se ainda tivéssemos brincando com nossos amigos nas árvores daquela pequena rua onde morávamos.
Nesse momento percebemos que a inversão das atividades do dia de hoje não poderia ter sido melhor. Depois de estar em contato com nosso eu interior no rio Sucuri, voltar a ser criança e estar entre amigos é o que se pode chamar de algo único.
A experiência de entrar em contato com a natureza lá no alto nos leva a busca pelo divino. A sensação que temos ao caminhar entre Jatobás e Aroeiras a mais de vinte metros de altura é a de estar no topo do mundo, e depois uma visão privilegiada de um pôr-do-sol ao final do percurso é a imagem que falta para acreditarmos sermos pessoas abençoadas.

Dica do dia: A Internet mais rápida da cidade é na Via Bonito ali na rua Monte Castelo número 826. F. (67) 3255 2740.


Mais informações sobre os atrativos de Bonito: www.atratur.com.br
Pousada Águas de Bonito: www.aguasdebonito.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário