Dia 12 - COB

Hoje acordamos cedinho, pois o roteiro indicava dois esportes de aventura muito aguardados por nós: o Cascading e o Arvorismo. O primeiro é uma descida de rapel em meio a uma cachoeira e o outro uma trilha de desafios na altura da copa das árvores.
Nos encontramos com o Gudu da Travessia Ecoturismo que iria nos auxiliar na descida da Cachoeira Água Fria. Quando chegamos ao local havia um outro grupo descendo na cachoeira e tivemos que aguardar um pouco. Essa espera só serviu para aumentar a ansiedade que todos tinham. Nem Germano, nem eu tínhamos feito rapel e isso fazia a adrenalina aumentar ainda mais.
Quando comecei a descer senti meu coração bater mais forte e a emoção foi crescendo juntamente com uma alegria arrebatadora. A água que caia batia no capacete e produzia um som tão agradável ao mesmo tempo que refrescava até a minha alma.
Nos primeiros metros estava um pouco receoso, mas depois a tranqüilidade foi tomando conta e a sensação era de uma liberdade quase inexplicável. Uma vontade de permanecer ali e curtir aquela água maravilhosa. Em dado momento eu já estava até brincando e experimentando outros movimentos, o que tornava a descida ainda melhor.
No final da cachoeira o sentimento é de uma felicidade tão grande que desejamos uma cascading ainda maior para que possamos desfrutar dessas sensações por mais tempo.
Depois desse momento inesquecível fomos para o Portal da Chapada para o arvorismo, um esporte que nos faz voltar a ser criança e brincar em cima das árvores.
Saliento que a estrutura preparada pelo pessoal da Travessia Ecoturismo é fantástica, prioriza a segurança e o conforto para que todos possam fazer o circuito com confiança.
No final do percurso está o grande prêmio, uma tirolesa de oitenta metros que é divertimento puro. O melhor do arvorismo é o fato de podermos abandonar as preocupações do cotidiano, voltar no tempo e realmente soltar nosso espírito de menino.
Ao final da tarde fomos convidados a ir até a OCA tomar um café e conhecer um pouco dos projetos dessa ONG. Foi com grande satisfação que aceitamos o convite e ficamos felizes em saber mais do funcionamento dessa instituição.
A Oficina de Ciências e Arte é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica ao desenvolvimento de projetos junto à comunidade local e à criação e gerenciamento de áreas de proteção ambiental.
A ONG faz um trabalho muito interessante, procura conscientizar crianças carentes sobre o cultivo da terra e propõe um aprendizado voltado a plantas e árvores nativas. Esse projeto gerou inclusive uma parceria com UNESCO.
A OCA também apóia e procura integrar grupos étnicos da região como a comunidade Kalunga e as tribos Xavante e Krahô. E mais outras inúmeras atuações em busca de uma sociedade melhor e uma vida mais tranqüila e simples.
Nossa equipe gostaria de agradecer hoje ao pessoal da Travessia Ecoturismo, o Estevão (Gudu) e o Acauã, e também ao Dene da Alternativas; pelo apoio dado no Cascading e no Arvorismo.
Hoje foi um grande dia nessa expedição, percebi que posso ir além de mês limites e ainda relaxar e gozar o momento. Descer a cachoeira parecia muito difícil, mas ao final descobri que o nosso desejo pode acessar outras sinapses que espantam o medo.
Hoje eu venci, em outros momentos posso perde, mas a idéia é exatamente esta. Vivenciar até onde podemos ir em cada instante. Se mantivermos uma linha contínua e estática na nossa vida é sinal de alguma coisa anda errada.

Por Diego Beck

Dica do dia: Nesse texto há muito pouco espaço para falas da OCA. Então a dica é acessar o site www.ocabrasil.org.br e conhecer a multiplicidade de atividades dessa belíssima ONG.