Kitesurf em Osório -RS

O Kitesurf une características de ar e água, mas dizer que, é apenas a mistura entre a vela e o surf seria menosprezar um esporte que vem atraindo cada vez mais praticantes no país e no mundo. Uma pipa impulsionada pelo vento, uma prancha sob os pés; deslizando sobre as águas e realizando manobras alucinantes. Quem experimenta percebe que o esporte é muito diferenciado.
O Kite, apesar de estar bastante difundido, é um esporte relativamente novo. Em meados dos anos 80 os irmãos franceses Bruno e Dominique Legaignoix, ambos surfistas e windsurfistas, desenvolveram uma pipa com câmaras de ar que permanecesse inflada e pudesse ser erguida da água mais facilmente depois que caísse, permitindo um controle maior do esportista. O kite então se desenvolveu e em 2000 atingiu um alto patamar com a criação do primeiro campeonato mundial, o Kiteboard Pro World Tour.
O equipamento de kite está dividido basicamente em: pipa, prancha e barra de controle. A pipa é confeccionada com mesmo material que se utiliza para fazer paraquedas e possibilita o movimento ao “aparar” o vento, a prancha pode ser unidirecional com bico e rabeta, ou então bidirecional com frente e traseira idênticas que permite velejar em ambos os sentidos.
A barra de controle é onde estão conectadas as linhas de comando e freio da pipa e permite direcionar o velejo e mudar a velocidade. A barra está presa ao corpo do kitesurfista por um cinto e por isso o treinamento é muito importante, apesar de ter comandos simples são necessárias algumas aulas para não ser arrastado pela pipa e se transformar no famoso “saquinho de chá”.
Em Osório, a capital dos ventos do Rio Grande do Sul, à beira da Lagoa dos Barros está a escola Windfly de Marco Antônio Rodrigues da Silva, o Bola. Ela possui todo o equipamento necessário para se começar na prática do kite e também do windsurf. O cenário é magnífico, a lagoa, as montanhas ao fundo e vento, muito vento.
O lugar é perfeito para o treinamento de kite, em dias de muito vento pode-se chegar a uma velocidade superior a 60Km/h, ideal para bater recordes de velocidade. Mas não é só isso, o local também é propício para realizar manobras de transição e principalmente os saltos.
Manobras de salta são sem dúvida as mais plásticas e as mais arriscadas. Trazem um alto grau de adrenalina mas requerem um experiência maior no controle da pipa. É preciso estar muito seguro na barra para tentar os primeiros loopings.
Outro ponto favorável na Lagoa dos Barros, salientado por Bola, é a pouca ou nenhuma freqüência de banhistas ou de público que não esteja envolvido com o esporte. Assim se torna bastante seguro inflar o kite e decolar com ele sem incomodar com as suas linhas.
Puxar a pipa, aumentar a velocidade, deslizar sobre a água e saltar no ar a cinco metros ou mais é realmente fantástico e até viciante. Mas segurança é fundamental. Então melhor é ir em direção ao parque eólico de Osório, chegar na Windfly e curtir o kite na Lagoa dos Barros na maior paz.

O que: Kitesurf
Onde fazer: Osório - RS.
Com quem: www.windfly.com.br
Apoio:
Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul
Secretaria de Turismo do Balneário Pinhal
Pousada Sítio da Esperança - www.pousadasitiodaesperanca.com.br
Pizzaria À Lenha - Rua João Sarmento, 422 , Osório - (51) 3663-3311
Restaurante Grelhados e Cia - RS 30 KM 83 , Osório - (51) 36636699
Fazenda Pontal (Landi) - www.fazendapontal.com.br
Gaia Agência de Viagens e Turismo Ltda - gaiaturismo@terra.com.br
Viacolor - Laboratório Fotográfico Profissional - www.viacolor.com.br
Auto Posto São João Ltda - BR 101 KM 02 - nº 1510 - Vila São João - Torres - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário