Dia 13 - COB

Como não estamos mais com um veículo 4x4 alguns locais foram trocados do roteiro. Hoje iríamos para o rio Macaco, mas acabamos substituindo pelo rio Macaquinho e deixando para o último dia o rio dos Couros.
As 09:00 rumamos para a propriedade do Sr. Fausto no município de São João da Aliança, onde conseguiríamos acesso às cachoeiras do rio Macaquinho. Na estrada passamos pela Serra do Paraná e estivemos em um lugar chamado de Janela, onde temos uma vista privilegiada da Serra Geral do Brasil e da divisa entre Goiás e Bahia e Minas Gerais. A brisa e a serenidade do local jamais serão esquecidas por qualquer um de nós. Sentados a beira do abismo buscamos no infinito do horizonte as respostas para as dúvidas da alma.
Chegando na propriedade, denominada Santuário das Pedras, conversamos com o Sr. Fausto que nos revelou uma grande preocupação com a má fé sobre as imagens feitas no local. Depois que o André esclareceu bem do que se tratava o nosso projeto ele se tranqüilizou e permitiu a nossa estada na sua propriedade.
Como queríamos aproveitar a luz incidindo de frente para as cachoeiras, andamos rápido acompanhando o rio e percebemos a belíssima cor verde-esmeralda da água e ficamos ansiosos para fotografar e nos refrescar.
A Cachoeira dos dois Saltos é a ultima da trilha e faz jus ao nome, possui duas quedas enormes que descem a um poço profundo ótimo para tomar banho. Fizemos alguns registros por ali e resolvemos retornar pela trilha para aproveitar os outros pontos interessantes.
A próxima cachoeira é na minha opinião a mais bonita das que visitamos, é chamada de Cachoeira da Caverna porque possui uma gruta no paredão lateral. É um lugar especial onde podemos observar a cachoeira de frente, relaxar e transcender o próprio pensamento.
Voltando pela trilha chegamos ao Poço Sereno, que possui um toboágua natural com a queda em um poço de água bem verdinha. Depois que estivemos ali entendemos o seu nome. O lugar permite um belo descanso nas pedras a beira de uma água refrescante e revigorante.
Quase no começo da trilha está o Banho dos Macacos que fornece uma série de hidromassagens para todos os gostos, um merecido relaxamento para os músculos bastante exigidos no caminho.
Fomos embora do Santuário das Pedras quase de noite e só posso dizer que o lugar é lindo e todos que vierem a Alto Paraíso devem ir as cachoeiras do rio Macaquinho. Nessa trilha pudemos experimentar o sentimento de ser parte constituinte da própria natureza.
Quando chegamos em Alto Paraíso decidimos comer comida italiana e fomos ao restaurante Massas da Mama, onde nos receberam muito bem e com uma deliciosa comida. Um verdadeiro manjar dos deuses.
Hoje vou terminar com uma frase que estava no mural do Santuário das Pedras e que definem muito bem o nosso sentimento ao retornar para a pousada:

“Abençoados são aqueles que permitem a si mesmos serem contagiados com a festividade, com o amor, com a paz, com o silêncio e a celebração.”.


Por Diego Beck



Dica do dia: Quer saborear uma boa massa. É só passar no restaurante Massas da Mamma na rua São José Operário 305, Alto Paraíso, Goiás.
Fone: (62) 34461362.

Mais informações sobre os atrativos de Alto Paraíso: www.ecorotas.com.br
Pousada Camelot: www.pousadacamelot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário