Dia 11 - COB

Hoje fomos cedo ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros para seguir a trilha dos cânyons em direção ao Cânion 2 e depois para a Cachoeira das Cariocas. O caminho tinha piso recheado de cristais de quartzo e era cercado por plantas como: Canelas de Ema, Candombás e Chuveirinhos.
Por um momento me senti em uma aula de geografia do primeiro grau quando estudávamos a vegetação brasileira vendo imagens de plantas e cenários que só agora pude observar de perto.
Não é a primeira vez que sinto isso, em todas as viagens que faço acontece um momento como esse, é uma sensação de realização e de merecimento ao mesmo tempo.
Quando chegamos a cânion nos deparamos com uma formação rochosa rasgada pelo rio Preto que passa em uma velocidade impressionante deixando paisagem com uma magnitude única.
Nesse lugar entramos em contato direto coma energia das pedras e das águas, que nos faz um convite à contemplação ou a um descanso embalado pelo som que sai do cânion.
Depois de uma parada merecida para um banho refrescante e um lanche, partimos em direção a Cachoeira das Cariocas.
A trilha no final é um pouco mais íngreme, mas ao olharmos a cachoeira de frente percebemos que valeu a pena a caminhada. As piscinas naturais são a melhor para ma relaxamento depois da jornada de cinco quilômetros. Enquanto que as hidromassagens servem para aliviar os músculos cansados pela trilha.
Em um momento da tarde o nosso companheiro Sol mostrou a sua força e jogou sua luz na frente da cachoeira criando um mosaico de matizes que faria qualquer fotógrafo enlouquecer. O azul do céu se tornou tão intenso, enquanto que o reflexo dos raios solares faziam brilhar as águas do rio e as pedras da cachoeira adquiriram uma tonalidade mais quente. O quadro estava montado e o Germano e o André se aproveitaram dessa dádiva para registrar as fotos com as cores mais vivas da nossa expedição.
Eu mesmo fiquei visualizando toda a beleza do local naquela hora captando todas aquelas cores que enchiam a minha mente de imagens quase surrealistas. Em outros momentos fechei meus olhos para sentir a energia de tudo a minha volta e toda a minha percepção se alterava. Era como se toda a vida do planeta se transformasse em um único ser que me tocava e abraçava inebriando meus pensamentos. A felicidade tomou conta de mim e me senti mais vivo que nunca.
Na volta para a cidade resolvemos passar antes nas águas termais para conheceremos e abaixar um pouco a adrenalina do dia. Saímos de lá descansados, mas famintos e decidimos comer em Alto Paraíso.
Fizemos mais uma escolha certa indo à pizzaria vegetariana Oca Lilá, onde tivemos uma janta deliciosa em companhia da Ana Rosa e da Noraney. Nada melhor para fechar o dia.
Gostaríamos de fazer um agradecimento especial ao Dr. Pedro Bignelli, chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e ao pessoal do IBAMA: Luciano Machado, Yure Hander e Welk Zedek pelo apoio e ajuda nas visitas ao PNCV.
Também vai um obrigado e um abraço ao Chicão do TRF, valeu menino novo, meia água.


Por Diego Beck




Dica do dia: Quem deseja uma comida mais alternativa e saborosa o endereço é Av. João Bernardes Rabelo 449, na saída para o moinho. A Oca Lila possui culinária vegetariana e tem buffet e lanchonete na hora do almoço e pizzaria e lanchonete para a janta.
Fone (62)34461006

Mais informações sobre os atrativos de Alto Paraíso: www.ecorotas.com.br
Pousada Camelot: www.pousadacamelot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário