Dia 2 - COB

Acordamos hoje cedo cheios de energia e muito gratificados com a quantidade de recados que recebemos de parentes e amigos através do nosso site. Esse feedback é muito importante para nós e agradecemos de todo o coração o carinho e a atenção de todos que escreveram. Ao mesmo tempo pedimos que continuem nos acompanhando e mandando mensagens.
Estávamos na expectativa de conhecer a Boca da Onça, onde está a maior cachoeira do estado do Mato Grosso do Sul, porém um problema no Seival não nos permitiu chegar até o local do atrativo. Ficamos meio chateados com esse imprevisto, mas com o apoio a Atratur ninguém fica na mão. A Janaína da Atratur, responsável pelo grande roteiro que temos aqui em Bonito, rapidamente agendou outros dois locais para que fossemos conhecer.
Mais uma vez percebemos que as coisas não acontecem por acaso e que devemos persistir no nosso caminho. O primeiro lugar que fomos é o Balneário do Sol onde o rio Formoso se divide em alguns braços e o terreno acidentado forma algumas pequenas cachoeiras e piscinas naturais de várias profundidades.
Com uma estrutura muito boa o balneário apresenta trampolim, tirolesa, quadra de futebol, sinuca, xadrez gigante e também um restaurante com uma comida deliciosa. Logo na chegada fomos recebidos pelo Rafael que nos explicou sobre o funcionamento do balneário. Inclusive sobre a profundidade da “piscina para bebê”, onde a gente senta e bebe uma cervejinha tranqüilo.
Depois de um pequeno relaxamento nas piscinas, decidimos começar a fotografar e filmar o balneário. Foi quando o Valdenir, um salva-vidas do balneário nos mostrou um macaco-prego em uma árvore próxima e todos paramos para assisti-lo. Em seguida todo o bando apareceu e começamos a fazer contato com eles usando pedaços de mamão para atraí-los.
A interação entre nós foi fantástica, principalmente com o André, e pudemos observar a expressividade dos macacos-prego. O olhar dos animaizinhos transmitia tantas emoções como medo, fome, raiva, cuidado e atenção. É impressionante como facilmente reconhecemos muitas características semelhantes entre nós e quando nos damos conta estamos praticamente fazendo parte do bando.
Enquanto tirávamos muitas fotos observamos o cuidado das mães com seus filhotes, a forma receosa de aproximação em busca de comida e a maneira como os machos mais velhos defendem o bando rosnando e sacudindo os galhos. Essas atitudes lembram muito o nosso modo de agir com nossos filhos, quando não confiamos em alguém ou defendendo nossa família.
Após essa reunião da macacada, onde ficou claro que Darwin não estava errado com a sua teoria da evolução, fomos agraciados com um belo almoço no restaurante do balneário. Nos ofereceram Moqueca de Pintado e Pacu frito, dois pratos a base de peixe que estavam perfeitos. Por isso aqui vai um muito obrigado ao Daniel e a Alexandrina.
À tarde fomos para o trajeto de bóia cross no rio Formoso, passando por três cachoeiras e três corredeiras numa descida emocionante e ao mesmo tempo zen. Enquanto fazíamos o percurso, em certos momentos sentíamos uma tranqüilidade refletida nas águas cristalinas do rio, enquanto em outros a adrenalina subia e voltávamos a ser criança. Um aspecto importante a acrescentar é a preocupação que os monitores têm com a segurança, a fim de garantir um bom passeio a todos.
As 19:00 nos encaminhamos para o “Projeto Jibóia” com um enorme dilema, ainda não havíamos decidido que seria a cobaia para um contato mais íntimo com animal. Graças a Deus o Henrique, dono do projeto preferiu transferir para quinta. Isso nos deu mais tempo para resolver o dilema.
O dia de hoje vai ficar gravado para sempre na nossa memória por causa do encontro com os macacos-prego no Balneário do Sol. Foi como olhar um espelho que refletia emoções e sentimentos que estão profundamente arraigados dentro de nós. Foi um verdadeiro reconhecimento de nossos instintos mais primários.


Dica do dia: O site www.fundacaoneotropica.org.br que é de uma ONG que tem um projeto de ecodesenvolvimento no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Que foi apresentado para nós pela nossa amiga Sinéia Milano.





Mais informações sobre os atrativos de Bonito: www.atratur.com.br
Pousada Águas de Bonito: www.aguasdebonito.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário