Dia 9 - COB

Após uma noite ótima de descanso na maravilhosa Camelot, acordamos cedo para o vôo de monomotor sobre a Chapada. O Germano e o André seguiram com os pilotos Gustavo e Anderson para essa grande emoção. Os dois me confessaram que sentiram uma energia diferente, Gemano chegou a se imaginar como Deus admirando sua obra.
Enquanto comentávamos obre essa experiência, voltamos para a pousada para o devido e delicioso café. Já nos esperava a nossa guia, Ana Lidhya, que nos acompanharia na nossa caminhada pelo Vale da Lua.
O Vale da Lua possui uma formação rochosa, que devido à erosão causada pelo rio São Miguel, traz um aspecto de paisagem lunar, daí o seu nome. O lugar realmente espanta com sua pedra arredondadas e escorregadias, enquanto caminhamos pelo vale observamos as fendas nas rochas e a água passando lá embaixo. Isso já dá uma idéia de como a água trabalha e constrói o seu legado.
Conforme a luz bate nas rochas vemos um certo brilho que ilumina o vale e a todos. É realmente muito forte o eu sentimos nesse lugar, a energia dos minerais nos alimenta e revigora.
Depois do Vale da Lua fomos a São Jorge conversar com o chefe do Parque Nacional da chapada dos Veadeiros, mas ele não estava e deixamos para amanhã. Na volta almoçamos no restaurante Buritis e foi um espetáculo assistir a massa ser preparada a nosso gosto pelo proprietário e cozinheiro Messias.
No almoço combinamos de assistir uma palestra do fotógrafo Eduardo Issa, que tem um projeto sobre os parques nacionais na entrada do Parque nacional da Chapada dos Veadeiros. O evento ocorreria as 18:30.
Ao voltar para a pousada paramos para observar algumas formações do parque. O morro da baleia, o morro do elefante, o do chapéu chinês possuem esses nomes devido aos formatos que possuem.
O Jardim de Maytrea é o mais curioso, uma vereda cercada por uma palmeira de nome Buriti onde uma antiga seita chamada Cavaleiros de Maytrea faziam seus rituais em louvação a Maytrea, o deus do terceiro milênio.
No fim de tarde fomos a tal palestra que estava interessante, porém estávamos muito cansados e por isso coletamos alguns dados para o nosso próximo projeto e resolvemos ir descansar..
Nesse primeiro dia a Chapada se mostrou tímida para nós, mas deixou um fio de expectativa que essa belíssima primeira visão trouxe junto. O encontro do verde com as escarpas são muito impressionantes de tão belos.
O pouco que vimos foi o suficiente para viajarmos e imaginarmos o que está por vir. Todos estão pasmos com a beleza da chapada e felizes por seguir o caminho mesmo com dificuldades.
Afinal se a natureza demorou milhões de anos para trazer a tona esse grandioso cenário, o que são poucos dias de trabalho duro e pequenos imprevistos para que terminemos o nosso projeto que tende a trazer grandes frutos também.
Acho que não custa usar a paciência um pouco pra melhor formatar uma idéia e depois conseguir alcançar o nosso objetivo.

Por Diego Beck

Dicas do dia: A melhor massa de São Jorge é a do Bar e Restaurante Buritis. Com um serviço altamente especializado o proprietário Messias deixa todo mundo de água na boca.
Fone: (62) 34551058 / 92992996
A segunda dica é ser bem agradecido. Por isso vai um muito obrigado ao Ronaldo do Aeroclube de Brasília, que indicou o Gustavo e o Anderson para serem os pilotos que nos levariam para o sobrevôo da Chapada.